Páginas

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Fomos ver como se faz bolo rei

Na quinta-feira dia 5 de Janeiro, fomos à pastelaria Guloseima no Rossio, ver como se faz bolo rei. Quando lá chegámos a senhora, que é a dona da pastelaria, ía colocando os ingredientes numa máquina muito grande para os misturar , chamada amassadeira. Primeiro pôs farinha, fermento, a seguir os ovos, a manteiga, o açúcar, água, um bocadinho de uma bebida e no fim os frutos cortados aos pedacinhos.

Depois pegou num pedaço de massa e com o cotovelo fez um buraco no meio e com as mãos fez a forma do bolo rei. A seguir colocou pedaços de fruta cristalizada grande por cima da massa:laranja, cabaço transparente e cabaço verde porque tinha corante e figo. Depois pincelou o bolo com ovo. Não vimos o bolo rei a ir para o forno, porque a massa teve que ficar a descansar antes de cozer. Mas vimos outros bolos já cozidos e no fim a senhora deu-nos uma fatia de torta de chocolate. Não comemos bolo rei porque havia muitos meninos que não gostavam.
Gostámos muito de ver como se faz o bolo dos reis e queríamos agradecer aos proprietários da pastelaria Guloseima,  porque assim aprendemos coisas novas. 

Sem comentários: