Páginas

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Ainda o Natal

Aqui estão mais alguns exemplos de outros trabalhos feitos também por nós:






Mais círculos no Natal

Também fizemos um presépio com círculos, com a ajuda da professora Mafalda. Gostámos muito e ficaram bem bonitos.


Natal em círculos

Aprendemos que podemos fazer um pinheiro de Natal e um presépio com círculos. Fizemos picotagem, cortámos e colámos os círculos, cortados ao meio ( chamam-se semi-círculos)





domingo, 28 de dezembro de 2014

E aqui estamos nós a carimbar o papel para embrulhar a prenda. E no fim tudo ficou bem bonito, não acham?



A nossa prendinha

Este ano a prendinha para levámos para casa foi um íman para o frigorífico em forma de pinheirinho de Natal. E o cartão era a cara de uma rena e as hastes foram feitas com as nossas mãos. Aqui vão as fotos para verem que nós somos mesmo una artistas!!!!!!!!!!!!!!!




quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

E ainda o Natal

E claro que não podia faltar a árvore de Natal, mas em vez de uma, no nosso jardim temos duas: uma feita com rolos de papel higiénico e outra o tradicional pinheiro (artificial claro). Eis aqui as fotos:


Natal

E sempre que chega o mês de Dezembro lá começamos nós a ficar muito atarefados com tanta coisa para fazer: são os ensaios para a festa de Natal, é a prendinha e o cartão que temos que fazer para levarmos para casa, são os trabalhinhos que fazemos no jardim,.. ufa que ás vezes nem temos tempo para conversar.
E mais uma vez este ano a nossa festa de Natal foi um sucesso e nós portámo-nos muito bem: dissemos as frases sobre o Natal, dançámos e cantámos a canção "À volta do pinheiro" e no fim o publico aplaudiu-nos com muitas palmas. Aqui estão algumas fotos:



 

sábado, 13 de dezembro de 2014


    Mas nós somos mesmo muito curiosos e a Ana resolveu ainda contar-nos mais umas coisas novas. Disse-nos que nós temos mais uns órgãos, os dos sentidos, que nos permitem ouvir, cheirar, provar, ver e tocar. É para isso que servem os ouvidos, o nariz, as papilas gustativas, os olhos e a nossa pele. Mesmo que não estejamos a ver as coisas, podemos adivinhar o que é, através dos nossos órgãos dos sentidos. Fizemos então um jogo onde estávamos de olhos tapados e tínhamos que adivinhar o que estávamos a provar, a cheirar, a tocar, a ouvir e a ver.

    E depois de tudo isto que aprendemos já não há esqueleto que nos assuste.




    E como no nosso corpo não temos só ossos, e gostamos de aprender coisas novas, perguntámos à Ana onde estava o coração e a barriga. E no outro dia de manhã quando chegámos à nossa sala lá estava um boneco sem pernas nem braços, que a Ana disse que se chamava busto anatómico.  Desta vez, pudemos observar e mexer nas imitações de alguns órgãos do nosso corpo como o coração, os pulmões, o fígado, o estômago, os rins e o intestino. Também vimos o nosso cérebro. Por fim, a Maria deitou-se em cima do papel cenário, contornámos o seu corpo e para provar que já aprendemos muitas coisas novas, desenhamos os órgãos do nosso corpo e copiámos os seus nomes.




A brincar aprendemos...


 Era uma vez, num dia destes de manhã, um esqueleto que apareceu na nossa sala. De início ficámos um bocado assustados, mas rapidamente perdemos o medo e começámos a mexer-lhe. Aprendemos o nome de alguns ossos do nosso corpo e comparámos o tamanho de alguns deles (aprendemos que o maior osso que nós temos é o fémur, que está na parte de cima da nossa perna). Também aprendemos que o nosso corpo se divide em três partes: cabeça, tronco e membros. Os braços são os membros superiores e as pernas os inferiores. Depois fizemos esqueletos na nossa sala, com cotonetes, que ficaram muito giros.